A REGIÃO

[insert_php] if ( function_exists(‘yoast_breadcrumb’) )
{yoast_breadcrumb(‘

‘);} [/insert_php]

Alto Alentejo, uma beleza natural entre a planície e a serra

Alpalhão é uma pequena vila do concelho de Nisa. Este concelho do Alto Alentejo está situado na planície entre a serra de São Mamede e o Rio Tejo, sendo conhecido pelos benefícios das suas águas termais, pela qualidade do queijo tradicional da região, pelos trabalhos em barro e bordados em tecido que saem das mãos dos artesãos locais.

Na região circundante muitos são os pontos de interesse, sendo possível visitar locais históricos como Marvão, as Ruínas Romanas da Amaia, vilas como Castelo de Vide, Alter do Chão ou Crato e ainda a Capital de distrito Portalegre.

No Verão, apesar da aridez das planícies, muitas são também as ofertas para uma tarde refrescante. A praia fluvial do Alamal por diversas vezes galardoada com a Bandeira Azul é uma delas e fica a pouco mais de meia hora de carro.

Para quem gosta de caminhadas este é o local ideal. No concelho de Nisa existem trilhos de beleza excepcional, como os trilhos das Jans que nos leva da bonita Vila da Amieira do Tejo até às margens do Tejo, passando por sítios históricos como Vila Flor ou a Barca da Amieira.

Podemos também percorrer os trilhos do Conhal até ao colossal monumento geológico que são as Portas de Rodão e observar aves como os abutres. Mas estas são apenas duas das muitas opções para os amantes da caminhada ao ar livre. O concelho é vasto e diverso, a planície mistura-se com a montanha e desce até às margens do rio proporcionando experiencias inesquecíveis aos seus visitantes.

A coudelaria de Alter do Chão está também a pouco mais de meia hora de distância e dispõe de variadas actividades equestres e de falcoaria para miúdos e graúdos.

Para quem procura saúde e beleza, encontra-as nas instalações das Termas da Fadagosa de Nisa um espaço moderno e bem equipado onde a água sulfurosa, com PH de 8.15 e uma temperatura de captação de 19ºC, é indicada para o tratamento de doenças músculo-esqueléticas, respiratórias, metabólicas e dermatológicas. Nestas mesmas instalações encontra também um espaço de SPA preparado para proporcionar momentos de puro relaxamento a quem o visita.

Esta é também uma zona de gastronomia rica, com queijos de qualidade reconhecida internacionalmente, enchidos e vinhos de que não se vai esquecer.